quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

87.

Foto de M

A propósito da palavra Sangue, tema desta semana no Fotodicionário, a fotografia e a reflexão que ela me sugeriu.


Uma certa vida pendurada em muros de pedra larga descida das serranias em carros de bois de passo lento e olhar meigo. Eixe pra diante! Eixe!... Sempre a mesma cadência, o mesmo olhar doce, apesar da ferroada no dorso cor de mel. Agora já não passam na rua estreita de terra batida, de regresso ao curral. Nem vemos através das traves carcomidas da velha cancela a figura magra do Álvaro com a aguilhada ao ombro. Mas o caminho permanece estreito por baixo do alcatrão, a cancela recente range também nos gonzos antigos abrindo e fechando convívios sobre degraus de musgo marcados pelo tempo que vive e morre do cansaço de si e os antepassados perduram na memória do lugar com o olhar pousado sobre uma história que foi sua. Inevitavelmente acrescentada em risos novos e abraços que secam lágrimas, reconhecendo talvez alguns os rostos e os gestos de família que pensavam perdidos, revendo-se neles, recreando a imortalidade desejada. Outros adivinhando na dormência dos campos o eco das palavras que não sabiam seriam ditas pelos que chegaram depois, crianças de dias diferentes, flores de caminhos cruzados, seiva renovada da existência humana. Olá! Olá! Olá! Olá!... Sangue! Sangue! Sangue! Sangue!... … …
M

6 comentários:

Maria disse...

Basta um nome, e fico sem palavras...
Um abraço

Teresa David disse...

vi o boi a ser picado e a cara do Álvaro, quero com isto dizer que a escrita foi de tal forma expressiva que até deu para ver ou imaginar toda a cena!
Bjs amigos
TD

bettips disse...

Passos de passado, senha e contra-senha. Os que morrem e os que riem pequenos. Afagam a memória, de amor, ambos.
Bjinho

heretico disse...

abrir e fechar cancelas. e nas dobras do tempo escutar a voz. do sangue.

belíssimo. sempre.

abraço

Licínia Quitério disse...

O sangue, a seiva. Rios de nós, antes de nós, depois. Saber escutá-los, senti-los, é só para alguns. Para Gente como tu...

Um beijo.

audrey disse...

Um beijo

amigo

de Paz e branco...........

neste Natal ...