quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

O Prazer de Viajar - 39



Fotos de M

Quando, em Junho de 2010, visitei a Ilha do Faial, fui levada à loja de Véronique Scholer, no piso térreo da casa em que vive, e fiquei fascinada com a beleza dos trabalhos que me mostrou. De nacionalidade belga e formada em Artes, apaixonou-se há muitos anos pelos Açores e ali se fixou, pondo em prática os seus talentos artísticos. Disse-me também que cultiva no seu jardim o trigo com que executa os trabalhos.
Foi das mãos dela que recebi uma fotocópia com a informação que abaixo partilho.
M

Bordado a Palha

«O bordado a palha define-se como sendo um bordado feito à mão sobre filó ou tule (preto ou branco) em que é utilizada como linha a palha de trigo (colmo) cortada em tiras finas.
Segundo o “Arquivo dos Açores”, o bordado a palha aparece na Ilha do Faial em 1850, através de uma imigrante inglesa, que apresenta um corte de chapéu para senhora de seda preta bordado a palha, proveniente de França.
A sua expansão é feita através de uma faialense, Senhora Joanna E. Ferreira, que descobre a forma de bordar a palha e a ensina na Ilha do Faial, tornando-se uma das exportações desta ilha para os Estados Unidos e Europa.
A partir da década de cinquenta, com a falta de matéria- prima, já que o tule passou a ser de nylon, a produção decaiu, ficando apenas restrita a duas ou três senhoras que aprenderam a técnica por tradição familiar.
São duas destas artesãs, que utilizam diferentes técnicas, Senhora Elvira Teixeira e Senhora Maria Lúcia de Sousa, quem, actualmente, transmitem os seus conhecimentos às pessoas interessadas em não deixar acabar esta arte, característica da Ilha do Faial (provavelmente o único local onde existem estes bordados).
Com o objectivo de revitalizar os bordados a palha, alguns organismos oficiais fizeram um esforço no sentido de desenvolverem cursos de formação profissional: a Câmara Municipal da Horta e, mais recentemente, o Centro Regional de Apoio de Artesanato, tendo este último já programado um novo período de formação.
O resultado dessas acções foi o aparecimento de um pequeno grupo de artesãs, mais novas, que procuram um relançamento dos bordados, quer pela manutenção dos riscos antigos quer pela aplicação da sua técnica à criação de artigos mais modernos e com novos desenhos inventados.
Tradicionalmente as aplicações do bordado a palha podem ser apreciadas em vestidos, xailes, romeiras, mantas de pescoço e cabeça, chapéus de senhora e tiras.
A beleza destes trabalhos, e o seu fascínio, em que o brilho da palha sobressai no tule, é reconhecido pela admiração dos que o vêem pela primeira vez e pelos prémios que têm recebido nos concursos de artesanato.
Esta é, aliás, uma forma da promoção destes bordados junto de possíveis produtores e do público, aguardando-se com muita expectativa o resultado do concurso do Bordado Antigo dos Açores, com posterior exposição e edição do catálogo das obras apresentadas.
Estando incluída na portaria regional de certificação do bordado açoriano (Portaria 89/98 de 3 de Dezembro), os trabalhos com bordado a palha são valorizados e poderão alcançar uma nova projecção, em que entidades públicas e privadas, em pareceria, estão apostadas em conseguir.»

Artesanato do Capelo
Verónica Scholer Brasil Alves
(Véronique Scholer)
(Pintura em seda, bordados a palha e outros)
Rua do Canto, Capelo, 9900-304 Horta / Faial
Açores / Portugal
Telefone: 292945127

Sem comentários: