quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

O Prazer de Viajar - 46


Foto de M

TEMA PARA MARGARIDA (*)

Ai quem me dera partir
Na canoa da esperança
E ir ancorar noutras praias
Noutros varadouros
Ai quem me dera voltar
A gozar dos tesouros
Da felicidade que eu tinha
Quando era criança

Ai quem me dera ser garça
E voar no canal
Só entre o Pico e o Faial
Me quedar dividida
Ai quem me dera mão firme
No leme da vida
Ai este amor que me mirra
Me mata e faz mal

Ai quem me dera de novo
As certezas e os medos
Ai quem me dera ter credos
E não ser indiferente
Ai o amor passa ao largo
Da vida da gente…
Ai já o tempo se escoa
Como areia entre os
dedos…

Faixa 5 do CD HELENA CANT’AUTORES AÇORIANOS
Música e Letra: Aníbal Raposo; Arranjo e Piano: Carlos Frazão; Contrabaixo: Mike Ross; Violinos: Manuel Rocha; Bateria e Percussões: Joaquim Teles (Quiné); Voz: Helena

(*) Inspirado na personagem Margarida do livro Mau Tempo no Canal de Vitorino Nemésio.
E são tão belos todos: o livro, o poema, a música e a voz de Helena!


Entre a Vila da Madalena na Ilha do Pico e a cidade da Horta na Ilha do Faial, Açores

2 comentários:

Licínia Quitério disse...

Fiquei presa à foto. Lembrei o Atlântico que vi pela primeira vez em mar alto, longe do meu cais de sempre. Recordo como me perdi de espanto pelo azul-tinta derramada, pincelado de branco-espuma. Foi há taaanto tempo e ficou-me nos olhos para sempre.

bettips disse...

Margarida está muito presente agora para mim.
Uma mulher fora de época, à época - mas muitas de nós a compreendem, na sua bravura e no seu medo.