sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

O Prazer de Viajar - 48




Fotos de M

Muito belo o vermelho sorrindo entre os dragoeiros, o branco das paredes e a pedra escura a proteger as vinhas neste núcleo do Museu do Vinho na Vila da Madalena. Não entrei, que o tempo não mo permitiu, apenas espreitei do lado de fora dos muros.
Segundo me disseram, no século 15, um frade siciliano trouxe para o Pico a casta verdelho branco, seco e forte, que veio a desenvolver-se nesta ilha em grandes extensões, e de forma curiosa. Os pés de vinha, um ou dois apenas, crescem dentro de espaços delimitados por muros de pedra que armazenam calor durante o dia (no interior a temperatura pode ter mais dez graus do que no exterior) e assim os protegem do vento e do frio.
A partir do século 18, este vinho, muito conceituado na altura, era servido nas festas dos czares da Rússia e foi escolhido para as cerimónias de inauguração da Torre Eiffel.
Curioso também na História da cultura do vinho nos Açores à época do Marquês de Pombal é o nome do imposto pago pelos vinhateiros, muitos deles do Faial: o Imposto Literário, usado para renovar o ensino em Portugal.
M

Vila da Madalena, Ilha do Pico, Açores

1 comentário:

Licínia Quitério disse...

Recordar e aprender. É o que por aqui faço. E admirar-me com o teu sentir profundo sobre o que te é dado ver.