quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

O Prazer de Viajar - 63


Foto de A.

«Entrava em pormenores. Margarida ouvia-o agora vagamente distraída, de cabeça voltada às nuvens, como quem tem uma coisa que incomoda no pescoço, um mau jeito. O cabelo, um pouco solto, ficava com toda a luz da lâmpada defronte, de maneira que a testa reflectia o vaivém da sombra ao vento.
Estavam quase ao alcance da respiração um do outro: ela debruçada num muro de pedra de lava; ele na rampa de terra que bordava a estrada ali larga, acabando com a fita de quintarolas que vinha das Angústias até quase ao fim do Pasteleiro e dava ao trote dos cavalos das vitórias da Horta um bater surdo, encaixado. Dali à entrada da quinta corria um muro de pedra solta onde espreitavam trepadeiras, e só a uns vinte metros se erguia a parede nobre com o grande portão verde de padieira grossa, que ao abrir bem atrás, devido a uma posição mal calculada, batia na borda da sineta arrematada do naufrágio de um veleiro.(…)»

Mau Tempo no Canal, Vitorino Nemésio, Publicações Dom Quixote

Horta, Ilha do Faial, Açores

2 comentários:

bettips disse...

Por isso nos diziam "quando namorávamos": andas com a cabeça no ar...
Um belo bocadinho de céu ilhéu!

R. disse...

Tudo perfeito, M: as palavras a imagem e o bom gosto sempre patente nas (tuas) escolhas. Dos Açores (só) conheço a Terceira. Desejo voltar e alargar os "horizontes" para o arquipélago.

Um abraço.