segunda-feira, 31 de julho de 2017

239. O MEU PÁSSARO - Dia 9


Foto de M 

O monte de livros por ler, à espera que eu levante a pontinha de uma página, um pequeno sinal... Deixa o resto e abre-me. Vais gostar de mim. Na livraria, lembras-te... Eu sei, fiquei em pé contigo na mão, e contigo, e contigo, a folhear-vos. Trouxe-vos porque queria ler-vos, não fossem esgotar-se as edições. Pensava eu que vos lia logo, uns a seguir aos outros, mas depois os afazeres estragam os planos... Pois, às vezes a fazeres coisas inúteis te perdes e nos perdes. Nem sempre apetece estar só convosco, preciso de trocar impressões com outras pessoas. Estás a esquecer-te do que costumas dizer. A tua memória anda pelas ruas da amargura. Pois vou lembrar-te: quando acabas um livro que te fascinou, é hábito contares que te é difícil sair da história, que conviveste com as personagens durante tanto tempo que sentes falta da sua companhia, que tens mais interesses em comum com elas do que... Sim, eu sei, há conversas com certas pessoas que me frustram. Mas tentem entender-me, existem também programas de televisão que me interessam e me “acrescentam”, como diz uma amiga minha. E filmes espantosos... Ora, desculpas. Nem sempre acontece assim. Algumas vezes, em dias solitários, recostas-te no sofá e ficas a olhar para ontem. Ou para amanhã, sei lá. Mais vale olhares para hoje. Ora essa, depende do hoje, alguns são tão aborrecidos que me põem amarras de inércia. Um contra- -senso, aparente, explicável por intermitências de humor. Então e nós, não achas que é demais termos as nossas palavras aprisionadas há meses? Qualquer dia acabamos mudos. Ou amarelecidos por falta de ar. Está bem, não se zanguem comigo, o ser humano é complexo. Não estão vocês fartos de saber isso através de quem vos escreve? Esse convívio é habitualmente longo... E tu, Meu Pássaro, não fiques mal impressionado com esta conversa, eles e eu somos grandes amigos.

M

3 comentários:

Isabel disse...

Como eu compreendo...

No cimo da pilha está o "Stoner", não é? ADOREI! E creio que reconheci aí um outro, de capa laranja "Viagem pela Literatura Europeia" de Mega Ferreira...é? Esse ainda não li, mas tenho-o. Não consegui identificar mais nada...

Tenho tantos, tantos em lista de espera...

O Pássaro é curioso e estou a gostar de ver os espaços onde poisa.
Bem, de certeza que já decidiu ficar mesmo em tua casa. Vê-se que se sente bem!

Beijinhos:)

M. disse...

Isabel,
Obrigada pe4la companhia na minha viagem com o Meu Pássaro. Sim, é o "Stoner" e o do Mega Ferreira.

Anónimo disse...

Não posso imaginar o que seria a minha/nossa vida sem livros - sem música.
Uma vez, conheci alguém que comprou metro e meio de livros, encadernados e de belas lombadas, para colocar e serem vistos na estante da sala. Ainda por cima, era tudo (móveis)em metal ou metalizado, há 40 e tal anos, mui moderno.
Nunca mais me esqueci...
B