quarta-feira, 11 de setembro de 2019

O NOSSO QUERIDO MÊS DE AGOSTO


Foto de M

2. As Sombras dos Lugares 

É lugar de emigração aquele, a serra caminho verde para o abraço no regresso às festas do calendário litúrgico de cada aldeia e ao tule a esvoaçar como pássaros no adro da igreja. Conversas abrem risos entre famílias e amigos, visitam a casa em construção, assentam mais uma fiada de tijolos na parede da varanda virada ao pôr do sol, escolhe-se o chão onde pousar o futuro, o pensamento entre là-bas e o depois. No entanto, despedaçados podem ficar os sonhos na curva da estrada que se conhece desde sempre, violentamente expostos na memória da terra-mãe em empresa de sucata à beira das giestas em flor. Tão invasivo e chocante pode ser este nosso mundo! 
M

2 comentários:

Justine disse...

Uma realidade que se repete todos os anos: os acidentes na estrada por descuido, por cansaço, por leviandade de regressos após festas! As sombras deste mês de Agosto...
A fotografia, um primor.

jorge esteves disse...

O outro, pérfido, cântico negro sobre o caminho que une e desune o longe e perto da alma de cada um. Ficam as lágrimas com o acre sabor de inúteis. Antes fora possível... não ir por aí.
Abraço.
jorge