sexta-feira, 3 de julho de 2020

DO QUE GOSTO 21


Foto de S. (Texturas)

O Medalhão

O medalhão, que mais parece poisado ao de leve na parede desta casa de pedra em tons ferruginosos, trouxe-me à ideia aquelas senhoras que põem uma jóia no decote da blusa quando se alindam para sair. Outras vezes de lado, em equilíbrio no ombro do vestido, para lhe dar realce, ou ainda noutras ocasiões, preso na lapela do casaco. Casaco de Inverno, de tecido de lã quente, fofo, encorpado, com borbotos a acrescentar-lhe certa graça. Não, não é comprado no armazém de pronto-a-vestir, que há hábitos antigos que ainda se mantêm por aí. Estou a vê-lo, o empregado da loja atencioso, retirando da prateleira atrás de si a tábua de enrolar fazenda. Poisa-a em cima do balcão, desdobra o tecido com mãos de conhecedor, dá-lhe alguma forma para que a cliente o imagine em figura de gente. Veja o toque desta peça, minha senhora. E espera, e observa, e sugere. E mede, a régua de madeira incrustada no balcão, gasta de tanto toque, de tanta medição rápida, de tanta elegância de gestos. Depois corta, a tesoura em pressa afiada de atleta cortando a meta: tantos metros para casaco curto, outros tantos se o quiser comprido.
Seguidamente é a modista quem toma conta da situação: mostra a revista da moda de Outono-Inverno, a estação da melancolia, dos tons suaves, da resignação da Natureza. E aguarda. E aconselha, que a sua função não é apenas a de talhar, alinhavar e coser tecidos. Conhece os gostos da cliente: − Parece-me que à senhora a favorece mais um casaco a direito, bem comprido. Realça-lhe o corpo. Como é magra…
A cliente está indecisa, folheia de novo a revista (a modista é paciente). Decide-se pelo modelo de gola estreita e rebuço, a pensar no medalhão que pertenceu à avó. Fica ali muito bem, sóbrio e elegante, a condizer com os tons do casaco. Sorri. Lembra-se daquele outro medalhão maior que ornamenta uma das paredes da casa antiga dos bisavós, no meio do jardim onde brincava em criança. Como um alfinete preso na lapela de um casaco…
M

(2005)

Sem comentários: