domingo, 24 de janeiro de 2010
106.
Foto de M
Gostei de lhe chamar Flor de Música.
Estava de empréstimo em casa de um amigo meu que olha e toca os objectos com o coração. Contou ele que, ao entrar uma vez mais numa loja de antiguidades por onde passa a caminho de casa, o dono lhe mostrou esta peça de muitos anos e lhe falou na dificuldade em encontrar alguém capaz de a pôr a funcionar. Pelo que conheço do meu amigo, suponho que terá então retirado os óculos da cara com aquele seu gesto demorado de mãos cautelosas e examinado o “doente” com a minúcia de que sempre se serve na observação dos objectos. Imagino que assim terá acontecido, mas na verdade apenas sei o que repetiu da sua conversa com o antiquário. Estava convencido de que conseguiria resolver o problema daquele silêncio forçado… que poderia tentar restituir-lhe a voz de outros tempos… Mas o trabalho seria gratuito, isso era ponto assente. Pelo puro prazer de o fazer.
E também nós, que jantávamos nessa noite em casa do nosso amigo, tivemos o gosto de escutar o Arriverdeci Roma pela Voz do Dono… Ainda que com o som um pouco roufenho, mas isso que importa se oferecido por uma romântica Flor de Música?
M
sexta-feira, 1 de janeiro de 2010
105.
Foto de M
Que sabemos nós do futuro dos meninos?
Pouco. Ou até mesmo nada. Por causa do mistério da vida que nos escorrega entre os dedos. Esquiva, como se tivesse receio de se revelar por completo, mas deixando marcas, uma aqui, outra ali, e o nosso coração em sobressalto de adultos.
Talvez saibamos apenas que o caminho se fará com passos pequeninos, entre sombras e luz.
M
(Nota: Foi minha intenção que este texto/fotografia exprimissem um significado mais lato do que o aparente, por isso o publiquei exactamente no dia 1 de Janeiro, primeiro de um novo ano. Pela sua simbologia com as crianças. Também para nós, adultos, o futuro é difícil de prever e um ano novo é algo que se não revela por completo ao nascer. Depende de como o recebermos e formos capazes de o entender e aceitar na sua complexidade e mistério.)
Subscrever:
Mensagens (Atom)