quarta-feira, 24 de janeiro de 2024

A outra face de

                          5. Luz versus sombra

 

Foto de M

Uma escultura e ideia de Clara Marta em homenagem a Eduardo Salavisa, falecido em 2020. No Jardim das Amoreiras. Não fazia ideia que se encontrava ali, há anos que eu não voltara a passar nesta zona. Fotografei-a porque a achei curiosa e só ao chegar a casa procurei informação na net. Encantei-me com o que li e convosco partilho os links abaixo. Vale a pena lê-los e “desdobrá-los” nas palavras de quem privou de perto com o artista. Na luz da memória, o consolo possível versus a sombra triste da morte.

https://museubordalopinheiro.pt/expo/eduardo-salavisapelo-traco-dos-amigos/

05/04/2022 / (a)Riscar o Património

M

sexta-feira, 19 de janeiro de 2024

A outra face de

                         4. Luz versus sombra

 

Foto de M

Impressionou-me logo que o vi junto do paredão da Praia de Santa Cruz. Porquê ali? Lançado sobre a areia pelo mar nalgum acesso de fúria das muitas que lhe conhecemos? Abandonado? Solto das mãos de alguém desfalecido? Deixado em lugar julgado mais sólido como protecção contra terrenos arenosos onde os passos se desfazem? Impressionou-me o cenário, porque senti algo de humano naquele cesto: um corpo esvaído, a sombra de si mesmo corroendo-lhe as entranhas. Sobrevivente do inconstante relacionamento íntimo entre luz e sombra.

M

quarta-feira, 17 de janeiro de 2024

A outra face de

                         3. Largo versus estreito

 

Foto de S

Um olhar de há muitos anos, entre outros possíveis, da janela de um prédio alto sobre parte da Avenida da República em Lisboa e o emaranhado urbano envolvente. Através desse olhar, passeio em ruas, becos, praças, pracetas, jardins, observando arquitecturas e vivências conhecidas ou imaginadas, num encontro com a diversidade do conceito de largo versus estreito.

M