quinta-feira, 27 de novembro de 2025

«Pela noite dentro»


Pela noite dentro a lua espreitou através dos vidros da minha janela da sala. Achei graça à sua curiosidade e convidei-a a passar o serão comigo. Foi um encontro inesquecível de palavras e silêncios: ela desceu à terra e eu fiquei completamente o que se chama «estar na lua».

terça-feira, 18 de novembro de 2025

«Tem-te não caias»


Fotos de M

Em tempos idos, subi de automóvel a belíssima serra de São Macário, a cerca de 10 km de São Pedro do Sul. Uma estrada solitária, longa, sinuosa e relativamente estreita. No cimo, encontrei a capela e gruta de São Macário, onde, conforme a lenda, o eremita se refugiou para expiar o crime cometido acidentalmente contra o seu pai. Agora, ao olhar de novo as fotografias que tirei nesse momento de alturas pedregosas e íngremes, pensei na frase tem-te não caias. Por razões óbvias lá estava o corrimão do século 21 como apoio para os visitantes. A mim deu-me imenso jeito… Quanto ao modo como o eremita se deslocaria naquele meio agreste imagino as dificuldades, mas suponho que certamente teria a força física e anímica necessária para as ultrapassar.

M 

https://ondasdaserra.pt/index.php/portugal/item/1653-o-que-visitar-serra-de-sao-macario  

terça-feira, 11 de novembro de 2025

«Andar à solta»







 
 
 

 

Fotos de M
 

Naquela aldeia de sempre nunca esgotei o prazer imenso de andar à solta. O meu silêncio caminhava lado a lado com a serenidade dos campos, apenas uma ou outra voz ouvida na distância, as horas marcadas pelo sino da igreja, o zumbido das abelhas nos girassóis de Van Gogh, as flores etéreas, o canto dos pássaros a espreitar as sombras no caminho dos fetos, o repouso das pedras no tempo velho, a imensa luz do sol a envolver os dias longos, vagarosos, sem pressa.

M