quinta-feira, 17 de setembro de 2020

DISTANTE E PRÓXIMO

Foto de M  

Distante e próximo. Olhar para esta fotografia levou-me a reflectir sobre os significados das duas palavras, a ligação entre ambas, entre elas e nós. Distante e próximo, uma realidade em que nos movemos, com que lidamos, um assunto que me interessa. Tirei esta fotografia em 2011, não me lembro onde, tão distante o ano, mas não importa, gosto muito da paisagem de certo modo solitária, gosto da luz serena pousada no tempo, num tempo de espera, parece-me. O ritmo da Natureza. Sinto nela uma presença inexplicável que é também ausência, movimento e imobilidade. O meu olhar faz zoom in e zoom out, procuro o todo e os detalhes, o pensamento acompanha a busca, estou longe e estou perto, estou fora e estou dentro. Pergunto-me o que sei eu desta vida diferente da minha, onde está quem não conheço e trabalha este campo, quais as suas dificuldades, sucessos, sonhos, tanta coisa. O ritmo humano. Próxima e distante pode ser a paisagem-vida para cada pessoa, dependerá talvez do ponto de focagem escolhido. À semelhança das máquinas fotográficas.

M

1 comentário:

Anónimo disse...

Distantes estamos.
Próximo o que se pensa - na generalidade dos dias, culturas ou vivências. Idêntico o que nos atrai, diferentes modos de o descrever. Esta descrição é de analogias estruturadas na tua mente, a minha seria outra (vida compactada, agulha em palheiro?), é claro.
Uma ideia tive dessa paisagem que julgo comum: 24.6.2011, V.e M. visita em Azóia e Cabo Espichel. Não tenho as minhas fotos antigas aqui, só umas descrições de férias.
Bjinhos
B