quinta-feira, 11 de maio de 2023

Junto ao céu


Fotos de M

É assim uma parte antiga de Penacova. Junto ao céu, as ruas estreitas, algumas lojas, as casas quase a tocarem-se de tanto se perscrutarem de perto. Visitei a vila pela primeira vez em 1946 e, segundo se contou sempre na minha família, escapei de ser atropelada em criança ao atravessar a rua de repente. Terei largado a mão da minha Mãe, porquê não sei ou já soube e não me lembro, coisa estranha, como foi possível, já nesse tempo eram “ruas do lá vai um”. Por cá continuei neste mundo e também por ali tenho andado a acrescentar memórias que vão crescendo comigo e com o meu olhar pousado sobre as povoações em redor do rio Mondego que corre lá em baixo.

M

2 comentários:

Justine disse...

Um texto sereno de recordações de infância, 2 fotografias muito boas, tendo eu ficado encantada com a beleza da de baixo: a focagem, as cores suaves, os vários planos, as nuvens transformando a paisagem numa local onírico! Parabéns, M., é uma excelente fotografia!

Anónimo disse...

A lenda de amor "Mon Diego", tal a ligação que faço aqui e as tuas palavras. Há tempos e lugares eternos porque por ali ficaram os passos pequenos e os afectos grandes. Olhos.

"talhar o ar" é mesmo o que precisamos, retalhos dele por muitos sítios. Se bem que a Vitorinha e a minha mãe diziam-no depreciativamente - não muito - porque eu me perdia (tanto) com coisas aparentemente inúteis.
B