sábado, 29 de junho de 2024

À volta das notas musicais - Dó


Fotos de A

A quem sabe ler as notas musicais numa pauta devo meter dó. Pois é, infelizmente não as sei identificar bem. Do que me lembro, terei aprendido na escola algo básico, deveria fazer parte do programa escolar, tenho uma vaga ideia de desenhar notas e claves nas pautas e de lhes achar graça. Apenas identifico o , e o grave em particular, tocado num teclado ou piano, quando usado como exemplo. Por ser o primeiro na linha genealógica da família musical? No entanto, não é essa falha no meu currículo de ser humano em aprendizagem permanente que me impede de apreciar boa música e reconhecer temas e melodias em determinadas obras, ligando-as aos respectivos compositores. Cada compositor tem as suas características e o meu ouvido habituou-se a distingui-las, assim como o nível de qualidade do que escuto. Não me chamo Mimi, em criança não ia pelos mesmos trilhos que ela, mas também andava ao sol, a pé, de trotineta e bicicleta. De automóvel passeava às vezes, mas do que me lembro, popó ninguém lhe chamaria lá em casa. Nem eu, a palavra não me seduz, aceito-a se for usada para rimar com a nota ou com avó, por causa do café dela. Com fá-mi-ré em vez de açúcar. Seja como for, no meu tempo de menina não existia este livro com CD incluído que comprei para os meus netos e foi apreciado nas idades próprias e em escadinha, à semelhança dos tons das várias escalas musicais.

M

1 comentário:

Anónimo disse...

fui sempre fascinada pelos sons da música, ocorrem-e mil recordações.
aliás conheci "o marido" por cauda dela, o piano.
B