terça-feira, 8 de julho de 2025

Jogo de damas


Fotos de M (as duas primeiras) 

A terceira, retirada do link em baixo

Uma caixa de jogo de damas com 24 peças que se desdobra em tabuleiro depois de aberta. Um objecto antigo que desconheço a quem pertenceu na família mas terá entretido muitas gerações. Provavelmente não será muito fora da época do quadro de Abel Manta pintado em 1927, adquirido pelo Estado em 1930 e podendo ser actualmente visto no Museu do Chiado. Acho o quadro muito bonito e interessantes as coincidências desconhecidas dentro de cada época. A leitura do link abaixo acrescenta explicações importantes para que o olhemos de forma mais enriquecedora.

M 

https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&opi=89978449&url=http://www.museuartecontemporanea.gov.pt/ArtistPieces/view/124/artist&ved=2ahUKEwjcpcLC25aOAxV7hP0HHX3IFWcQFnoECBoQAQ&usg=AOvVaw0YdgwxsXoX8A-mVqUmfUlV

«Uma vez mais é em Cézanne e na memória dos jogadores de cartas que esta pintura encontra a sua ascendência. A composição angulosa das figuras que se desenvolvem em volta da elipse do tampo da mesa correspondida pelo espaldar de uma cadeira, define um espaço intimista onde é reconhecível a mulher do artista, a pintora Clementina Carneiro de Moura. A perspectiva da cena é dada de um plano relativamente alto que melhor permite aprofundar o espaço obliquamente em relação ao plano da tela com uma certa tensão construtiva. A gama cromática extremamente clara, oscilando entre os rosas e os cinzas, é susceptível de relação com a pintura a fresco que o artista praticou e ensinou, todavia, nas figuras, principalmente na do rapaz, a presença da factura estabelece um interessante contraste de densidades. O xadrez do tabuleiro encontra um pálido eco no chão estabelecendo uma relação entre ambos, que torna as figuras em peças de outro jogo, a própria pintura, que ora se afirma, ora se dilui na representação naturalista. Assim, às silhuetas das cabeças executadas por linhas rectas quebradas ou à geometrização abstracta do fundo e do chão que o motivo permite numa situação limite, entre um sentido construtivo do espaço pictórico e uma situação natural adequada, responde a sombra da mesa criada por uma luz natural sobre as coxas da senhora, ou a da gola do vestido, como situações próprias do levantamento de um Naturalismo recalcado, mas estrutural, sob um Modernismo compreendido como efeito de estilo.
Pedro Lapa» 

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