Fotos de M (as duas primeiras)
A terceira, retirada do link em baixo
Uma caixa de jogo de damas com 24 peças que se desdobra em tabuleiro depois de aberta. Um objecto antigo que desconheço a quem pertenceu na família mas terá entretido muitas gerações. Provavelmente não será muito fora da época do quadro de Abel Manta pintado em 1927, adquirido pelo Estado em 1930 e podendo ser actualmente visto no Museu do Chiado. Acho o quadro muito bonito e interessantes as coincidências desconhecidas dentro de cada época. A leitura do link abaixo acrescenta explicações importantes para que o olhemos de forma mais enriquecedora.
M
«Uma
vez mais é em Cézanne e na memória dos jogadores de cartas que esta pintura
encontra a sua ascendência. A composição angulosa das figuras que se
desenvolvem em volta da elipse do tampo da mesa correspondida pelo espaldar de
uma cadeira, define um espaço intimista onde é reconhecível a mulher do
artista, a pintora Clementina Carneiro de Moura. A perspectiva da cena é dada
de um plano relativamente alto que melhor permite aprofundar o espaço
obliquamente em relação ao plano da tela com uma certa tensão construtiva. A
gama cromática extremamente clara, oscilando entre os rosas e os cinzas, é
susceptível de relação com a pintura a fresco que o artista praticou e ensinou,
todavia, nas figuras, principalmente na do rapaz, a presença da factura
estabelece um interessante contraste de densidades. O xadrez do tabuleiro
encontra um pálido eco no chão estabelecendo uma relação entre ambos, que torna
as figuras em peças de outro jogo, a própria pintura, que ora se afirma, ora se
dilui na representação naturalista. Assim, às silhuetas das cabeças executadas
por linhas rectas quebradas ou à geometrização abstracta do fundo e do chão que
o motivo permite numa situação limite, entre um sentido construtivo do espaço
pictórico e uma situação natural adequada, responde a sombra da mesa criada por
uma luz natural sobre as coxas da senhora, ou a da gola do vestido, como
situações próprias do levantamento de um Naturalismo recalcado, mas estrutural,
sob um Modernismo compreendido como efeito de estilo.
Pedro Lapa»
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