terça-feira, 8 de dezembro de 2020

DENTRO E FORA - LIGAÇÕES - O ESCRITOR STIG DAGERMAN E EU

Foto de M

Outono Alemão é um livro belíssimo de Stig Dagerman que acabei de ler. Belíssimo e pungente no que o olhar e as palavras de alguém podem conter sobre o sofrimento humano. Stig Dagerman tinha essa capacidade de sentir e revela-a também nesta reportagem clarividente e empática sobre uma Alemanha em ruínas. Encomendada em 1946 pelo jornal sueco Expressen, foi publicada em 1947. Tinha eu 6 anos. Em Lisboa, protegida pela família, longe das bombas destruidoras de vidas e casas, longe da fome e do desespero, longe da morte, contudo vivendo num século que também me pertenceu e deixou marcas. E talvez por isso tenha uma imensa curiosidade em entender melhor o que foi este tempo ao lado do meu, ainda que a quilómetros de distância de mim, porque o ao lado pode não ter, nem precisar, de medidas exactas para existir. A proximidade e a distância permanentemente na nossa vida. Visitei Berlim em 2010, um desejo de sempre. Apetece-me agora revisitá-la e rever as fotografias que então tirei, desta vez com as palavras de Stig Dagerman como companhia dentro de mim.

M

(Outono Alemão, Stig Dagerman, Antígona, 3ª edição Agosto 2020)

2 comentários:

Anónimo disse...

Aguardo, com vontade de passear pelas fotos e pensamentos, notícias de um autor e de uma cidade que não conheço.
B

Justine disse...

A melhor maneira de visitar uma cidade por dentro, pelas suas entranhas é fazê-lo pela mão de um escritor que a viveu intensamente!
Volta depressa a Berlin, M., antes que este mundo afunde!