domingo, 13 de dezembro de 2020

DENTRO E FORA - BERLIM - EU E STIG DAGERMAN

 «(…) Berlim tem os seus campanários amputados e a sua inumerável série de palácios governamentais em ruínas, cujas colunas prussianas, decapitadas, repousam pelos passeios os seus gregos perfis. (…)», diz Stig Dagerman no seu livro Outono Alemão. (Antígona, Agosto 2020)

A Kaiser-Wilhelm-Gedächtnis-Kirche, também conhecida por Gedächtnis-Kirche (Igreja da Memória em português)

Vi-a primeiro de longe, quando, em Agosto de 2010, subia a pé a avenida Kurfürstendamm. Impressionante a presença daquela torre da Gedächtniskirche, sobrevivente dos bombardeamentos dos aliados sobre a cidade. Impressionante a sua presença no céu azul, o mesmo que durante a Segunda Guerra Mundial foi atravessado por inúmeros aviões bombardeiros. Finda a guerra e depois de retiradas as ruínas da Kaiser-Wilhelm-Gedächtnis-Kirche, permaneceu de pé apenas esta torre da fachada principal em cuja base se situa o Salão Memorial que documenta a história da igreja e contém mosaicos originais e relevos de mármore. A igreja foi mandada construir entre os anos 1891 e 1895 pelo Imperador Guilherme II em homenagem ao seu avô Imperador Guilherme I, tendo sido projectada pelo arquitecto Franz Heinrich Schwechten, um dos mais famosos arquitectos alemães da época Wilhelmine.

https://en.wikipedia.org/wiki/Franz_Heinrich_Schwechten

Fotos de M

3 comentários:

Anónimo disse...

Ah!!! Fizeste bem, lerei depois com mais vagar. É um passeio que custa fazer/ver mas que tu descreves com delicadeza. E como digo, não há maneira de negar a história, dos povos ou das pessoas. A menos que se minta ou omita.
Que sirva ao menos de antídoto para os venenos fascistas e de discernimento para o futuro.
B

Justine disse...

Também passei por lá quando visitei Berlim em 2013, também me impressionou todo o peso do passado que se sentia no local!

bettips disse...

Atão aí? não se reflecte? é pena, há espectáculos únicos e descrições de conhecimentos que ficam em memória e imagem!
Hoje por ex. havia o reflexo de um sol amarelo à frente da janela. E passou a rosado com arco-íris. Neste momento é um espelho em "reflexão" caseira.
Grata pelas tuas passagens em Santiago e arredores.
Bjs