M
quinta-feira, 25 de março de 2021
INTERROGANDO-ME
quinta-feira, 18 de março de 2021
AS CORES DA JUVENTUDE
M
sábado, 13 de março de 2021
PONTES
O espanto pode ser um estado permanente que acompanha a vida de algumas pessoas, felizes, diria eu, por terem essa companhia que não as deixará morrer de tédio. Penso que Pablo Picasso terá sido uma dessas pessoas e Paris terá contribuído para isso. Sei que visitou a cidade uma primeira vez e logo se apaixonou por ela. Conhecida como centro efervescente de artistas, pintores, escultores, escritores, músicos, pensadores de todo o mundo, sentiu nela a oportunidade de tomar contacto com novos horizontes.
Do que julgo saber sobre a vida e obra deste homem talentoso, encontro nesta fotografia tirada em 2015, na minha última ida a Paris, um conjunto de aspectos que a ele e às diferentes fases da sua obra associo. As formas, os traços, os arcos, os ângulos, os planos num misto de distanciamento, proximidade e sobreposição, os tons, as pessoas, o movimento adivinhado, fazem-me pensar nalguns quadros que conheço de Picasso. Os lugares por onde passava, as pessoas com quem se ia cruzando, os artistas, as técnicas e modos diferentes de interpretar o mundo, os museus que visitou, tudo o levou a renovar continuamente o seu olhar sobre a realidade e a exprimi-lo de forma inovadora nas obras que nos deixou.
M
Foto de M
quinta-feira, 4 de março de 2021
BY THE WAY…
Como post scriptum à publicação anterior com reflexões minhas sobre Joana Vasconcelos, as suas obras e artes manuais, quero acrescentar que a aprendizagem de tricô que recebi por influência familiar acabou por me ser útil ao longo dos anos. A vida dá muitas voltas, como um cachecol às cores que tricotei para os dias frios, tão comprido era que dava duas voltas ao meu pescoço e ainda sobrava a esvoaçar, o que inspirou um divertido vizinho meu inglês a chamar-lhe The long and winding scarf quando nos cruzámos uma vez na The long and winding road do bairro em que morávamos. Vem a estória a propósito de Pantelmina, peça elaborada com lãs de cores variadas, compridíssima, em exibição numa exposição de Joana Vasconcelos no Museu Berardo e que, por associação de ideias, me levou aos Beatles e a Conyngham Road.
M