quinta-feira, 4 de março de 2021

BY THE WAY…

Como post scriptum à publicação anterior com reflexões minhas sobre Joana Vasconcelos, as suas obras e artes manuais, quero acrescentar que a aprendizagem de tricô que recebi por influência familiar acabou por me ser útil ao longo dos anos. A vida dá muitas voltas, como um cachecol às cores que tricotei para os dias frios, tão comprido era que dava duas voltas ao meu pescoço e ainda sobrava a esvoaçar, o que inspirou um divertido vizinho meu inglês a chamar-lhe The long and winding scarf quando nos cruzámos uma vez na The long and winding road do bairro em que morávamos. Vem a estória a propósito de Pantelmina, peça elaborada com lãs de cores variadas, compridíssima, em exibição numa exposição de Joana Vasconcelos no Museu Berardo e que, por associação de ideias, me levou aos Beatles e a Conyngham Road.

M

2 comentários:

Anónimo disse...

Muito bela, a associação de ideias que te lembrou a fotografia na névoa dos anos - ela própria uma arte em P/B - e o cachecol "long and winding" como "the road that leads to your door".
É curioso que ouvia sempre, com uma certa mágoa, esta música, em 1972/73, quando estava em Londres. Um prenúncio da volta e da enorme estrada que nos leva/separa daquilo, de quem, que gostamos.
Deixo-te aqui, neste lugar ermo mas colorido, uma frase que recolhi de uma longa série que andei a ver, nestes tempos "do estranho sentimento":
"The ultimate hidden truth of the world is that it is something we make and could just as easily make differently".
B

Justine disse...

É um pensamento humanista, o teu. Quero eu dizer que o tricot aprendido te leva até aos Beatles, passando por bons vizinhos nunca esquecidos e tudo ilustrado por uma belíssima fotografia. Tudo deve estar ligado, tudo pode estar ligado, é a isto que eu chamo pensamento humanista-renascentista