quarta-feira, 29 de junho de 2022

Horizonte - Horizontes

Foto de M

Acompanho algumas vezes uma amiga nas visitas ao lar onde reside a mãe idosa com graves problemas de saúde desde há algum tempo. A casa térrea tem janelas amplas que dão para um jardim simpático rodeado por muro baixo e está inserida na paisagem rural que eu gosto de fotografar enquanto aguardo o fim da visita. Sendo Horizonte a palavra proposta para hoje, escolho esta imagem. Os diversos significados atribuídos à palavra pelos dicionários e as circunstâncias em que se realizam aqueles encontros entre mãe e filha, tristemente condicionados pelo relógio, levaram-me a pensar nos vários horizontes a que temos ou não acesso nas nossas vidas. Cada um de nós tem a sua história e dela tomará consciência na distância e na proximidade dos anos, nos pontos luminosos e nos menos luminosos, em tudo que a nossa visão for capaz de alcançar. Realço a presença dos postes de electricidade na paisagem, associo-os ao significado “Extensão de uma ação, de uma atividade qualquer: o horizonte dos conhecimentos humanos”. São testemunhas de descobertas realizadas ao longo dos séculos por cientistas empenhados em comprovar que o conhecimento acrescenta horizontes e suaviza isolamentos.

M

segunda-feira, 20 de junho de 2022

quarta-feira, 15 de junho de 2022

À beira-mar

Gosto de me sentar no murete da praia e ali permanecer em sossego, atenta ao vaivém de ondas e espuma a desafiar crianças e gente crescida. Aquele lugar é estratégico e permite que me interesse também pelo que no passadiço atrás de mim acontece. 
 

Basta-me encolher um pouco as pernas, rodá-las sobre o murete de madeira e depressa fico virada para o lado oposto ao areal. Aqui, a paisagem, composta de escadarias e muros brancos, rampas estreitas em pedra escura, cactos, relva, arbustos, flores simples, serve de cenário à diversidade de pessoas que se cruzam entre coreografias de vida. Param, cumprimentam-se algumas que se conhecem, seguem outras em passo apressado, sei lá eu para onde. Lembram-me uma exposição de Julian Opie que muito apreciei no Centro Cultural de Belém em 2020.





Fotos de M