quarta-feira, 29 de junho de 2022

Horizonte - Horizontes

Foto de M

Acompanho algumas vezes uma amiga nas visitas ao lar onde reside a mãe idosa com graves problemas de saúde desde há algum tempo. A casa térrea tem janelas amplas que dão para um jardim simpático rodeado por muro baixo e está inserida na paisagem rural que eu gosto de fotografar enquanto aguardo o fim da visita. Sendo Horizonte a palavra proposta para hoje, escolho esta imagem. Os diversos significados atribuídos à palavra pelos dicionários e as circunstâncias em que se realizam aqueles encontros entre mãe e filha, tristemente condicionados pelo relógio, levaram-me a pensar nos vários horizontes a que temos ou não acesso nas nossas vidas. Cada um de nós tem a sua história e dela tomará consciência na distância e na proximidade dos anos, nos pontos luminosos e nos menos luminosos, em tudo que a nossa visão for capaz de alcançar. Realço a presença dos postes de electricidade na paisagem, associo-os ao significado “Extensão de uma ação, de uma atividade qualquer: o horizonte dos conhecimentos humanos”. São testemunhas de descobertas realizadas ao longo dos séculos por cientistas empenhados em comprovar que o conhecimento acrescenta horizontes e suaviza isolamentos.

M

2 comentários:

Justine disse...

Gosto muito do teu texto, M., com vários caminhos por onde podemos seguir para descobrir todos os significados da palavra horizonte. E a fotografia parece-me muito bem adequada!

Anónimo disse...

Muito intrincado, ou complexo, o que dizes no teu dia real (com a amiga) e horizonte que inventaste. E contudo, pensando bem, todas estas descobertas, correio, telégrafos, telefones, transportes, media e agora a internet, deveriam aproximar-nos, cada vez mais. Reparo que não.
B