segunda-feira, 13 de novembro de 2023

Três caminhantes

 

Foto de M

Foi uma visita memorável ao Museu Croata de Arte NAÏF em Zagreb. Neste quadro, de cujo autor não anotei o nome, três figuras caminham juntas numa paisagem invernosa. Os buracos no chão e as plantas secas que deles brotam trazem-me à lembrança os vestígios enormes de balas nas paredes de casas semidestruídas e os campos por onde passei de autocarro no verão de 2006. Nalguns desses campos, ao longo de quilómetros de estradas, existiam cruzes a assinalar os locais onde foram mortas várias pessoas vítimas da guerra da Bósnia-Herzegovina de 1992-1995. Impressionante visão de uma paisagem que se desejaria sem mácula.

Os ciclos da Natureza, a crueldade dos homens repetindo-se até à exaustão, a Arte como lenitivo para a dor humana.

M

Nota:

Já depois de ter feito esta publicação, uma amiga mandou-me um email com as informações abaixo.

"The Wooing Party"  o autor é
 Ivan Lackovic, Croatia (1932-2004)

https://www.dominismusic.com/portfolio/ivan-lackovic-croata-1932-2004/

2 comentários:

Justine disse...

O quadro é belíssimo, e o teu texto também!

Anónimo disse...

Tons quentes que me lembram outros. Desânimo que me levou a imaginar o que sentiste na passagem.
A esperança de levar um fruto na mão.

Ontem, hoje.
E já agora, fui ler e ver o pintor e as pinturas: tão bonito, tudo!
B