terça-feira, 28 de novembro de 2023

"Uma História de Dedos", de Luísa Ducla Soares

Fotos de M

Um livro muito engraçado, quer a nível de texto como de ilustrações, que fez as delícias dos meus netos quando eram pequenos. Dele retirei 5 frases:

1. «Nós somos os dedos. Vivemos todos ao lado uns dos outros. Na mão.»

2. «Quando a mão se fecha, ficamos escondidos como o bicho-de-conta ou a tartaruga.»

3. «Quando a mão se abre, somos uma estrela de cinco pontas.»

4. «A gente séria, que finge que não é gulosa, chama-me INDICADOR. Porque estou sempre espetado a indicar as coisas. Eu acho que é a melhor maneira de falar sem fazer barulho.»

5. «Eu sou o mata-piolhos. Tenho muito trabalho quando os meninos não lavam a cabeça. Em cima da minha unha é que matam os piolhos. Dizem que sou feio, curto e gordo. Mas sem a minha ajuda os meus irmãos pouco podiam fazer.»

Uma História de Dedos, Luísa Ducla Soares, com ilustrações de Sarah Pirson, design gráfico CEM Artes Gráficas, editora Civilização, Janeiro de 2008

M

2 comentários:

Anónimo disse...

Da Ternura em brincando, a mãozinha delicada e os 5 dedos de ajuda no frágil equilíbrio dos meninos pequenos.
Livros de crianças que são eternos, acho.
B

Justine disse...

Livro para crianças, mas também apreciado por adultos!