quarta-feira, 13 de dezembro de 2023

Antiguidades








Fotos de M

Gosto de tantos livros e a minha ligação com cada um deles é tão forte que não consigo escolher nenhum como preferido. Limito-me a mostrar esta reedição relativamente recente do outro onde aprendi a ler e a fazer contas. Comprei-a porque já não tinha o meu primeiro livro e pintei-o. Embora com os defeitos e qualidades de uma época, como todas com conceitos e programas de educação a ela associados, este livro abriu-me portas para mundos mais vastos. Lembro-me perfeitamente do entusiasmo com que fui conhecendo as letras do alfabeto, consoantes, vogais, maiúsculas e minúsculas, sílabas, palavras por elas formadas, frases, acentos, pontuação. Igualmente os algarismos, as operações e os exemplos concretos de Aritmética. Tudo isso acompanhado de imagens coloridas que me fascinavam. Pura magia foi aquelas palavras caladas nas páginas do livro, à espera de quem se interessasse por elas, absorverem também o som da minha voz e o meu pensamento quando passei a saber lê-las! Que coisa maravilhosa fazerem parte de mim e eu delas, e ser capaz de as desenhar! Primeiro num caderno de caligrafia com duas linhas, devagar, uma força imensa dos dedos da mão sobre a ponta do lápis de carvão quase a furar o papel. Depois, atrevendo-se a deslizar sobre uma só linha, mais independentes, às vezes fora do sítio, até parecia que saltavam à corda, para cima, para baixo, a borracha sempre pronta a “pô-las na linha”. Pouco a pouco, o treino a dar-lhes firmeza e perfeição, o meu cunho pessoal a afirmar-se, cada pessoa tem o seu, ligado à sua personalidade. Foi tão bom! E gostei tanto de pintar os desenhos da capa de dentro do livro com os lápis de cor da minha caixa de estimação. Que sorte tive entre tantas outras crianças a quem, nessa época longínqua, foi (e infelizmente continua a ser) negado algo tão essencial para as suas vidas.

M

3 comentários:

Isabel disse...

Também foi o meu livro da 1ªclasse e também o tenho, embora não seja o meu. É uma reedição de há poucos anos.
Não tenho tão boas memórias da aprendizagem da leitura. Não tenho nenhumas memórias...aprendi a ler e pronto! Não me lembro de sentir entusiasmo, mas também não me custou nada a aprender. Digamos que foi algo inócuo (não sei se isso é bom ou mau, mas foi assim.)
Não sei como escolhi ser professora...porque foi uma escolha! É que eu nunca gostei da escola. Nem da escola primária, nem do liceu, nem mesmo do magistério.
Mas curiosamente, sempre gostei muito de livros e de ler.

Que reflexão me trouxe este bonito livro, que também foi o meu!

Beijinhos e Boas Festas:))

Justine disse...

Com as tuas fotografias destes livros voltei facilmente à minha infância e à recordação da aventura de aprender a ler!
Saudades...

Anónimo disse...

O prazer da descoberta, das letras juntas e com sentido. Foi maravilhoso recordar, ainda mais com a ingenuidade dos desenhos. Tão claros que quase adivinhávamos as palavras. Gostei muito deste desfiar antigo.
B