quinta-feira, 17 de fevereiro de 2022

REFLEXÕES SOBRE UM DESAFIO PROPOSTO NO PALAVRA PUXA PALAVRA (*) 3.

Foto de M

Para Gago Coutinho e Sacadura Cabral, a primeira travessia aérea do Atlântico Sul em Março de 1922 ligando Lisboa ao Rio de Janeiro terá sido a realização de um sonho. Um, cartógrafo ao serviço da Marinha, o outro, piloto com experiência em navegação aérea, os conhecimentos de ambos tornaram possível a viagem e o futuro da aviação em voos de grande distância. A deles no seu tempo, a minha cumprindo em Junho de 2010 um dos meus desejos de sempre: visitar os Açores. O mesmo Oceano Atlântico, as “minhas” ilhas pousadas sobre ele, provavelmente não vislumbradas do alto da rota aérea seguida nessa viagem pelos dois amigos, porque um pouco mais a norte. Para mim, a memória de um lugar que adorei e onde gostaria de voltar. Porque, como escreve Emanuel Jorge Botelho, nascido em Ponta Delgada:

 

                      No horizonte estão todos

                      os pássaros do mundo

 

                      O longe é um golpe na paisagem,

                      a asa do horizonte

 

Poemas de Emanuel Jorge Botelho. Ilustrações de Urbano in 21 Haiku Com Asas, Terceiro Livro de 21 Haiku com Asas, Urbano, E Cabras, Edição Galeria 111)

M

(*) Na terceira de 4 semanas dos desafios do PPP. Neste mês proposto pela Margarida, baseado no Borda D´Água de Fevereiro.

2 comentários:

Justine disse...

Os Açores são as Ilhas Encantadas, todas elas diferentes, todas elas espantosas de beleza, vastidão, cheiro a mar! Apetece-me voltar sempre

Anónimo disse...

"a asa do horizonte"... perfeita a imagem, como imagino os Açores.
Desde muito nova que me encantei com a lenda da "Atlântida". Gostaria de voltar, pelo menos à Terceira. E agora, agora mesmo, tempo de camélias.
B