quarta-feira, 9 de fevereiro de 2022

REFLEXÕES SOBRE UM DESAFIO PROPOSTO NO PALAVRA PUXA PALAVRA (*) 2.

Santa Escolástica

Dispensadora de chuva

Porque irmã gémea de São Bento de Núrsia, Santa Escolástica trouxe-me ao pensamento a minha Tia Chanel, devota apaixonada de São Bento e da Regra Beneditina. Não só por esse motivo ela aparece no meu caminho, mas também por causa da ligação que faço com uma viagem à Irlanda que me levou à Abadia de Kylemore, mosteiro beneditino fundado em 1920 sobre o castelo de Kylemore. O castelo foi construído em 1868 por um casal que se apaixonou pela beleza da paisagem durante a lua de mel e que nele residiu. Alguns anos depois, destroçado pela morte repentina da mulher, o viúvo erigiu uma igreja em memória da sua amada Margaret. Contudo, vítima de uma série de reveses na vida, acabou por vender o castelo e a propriedade, os quais tiveram pelo menos dois donos até chegarem à posse de freiras beneditinas.

Dispensadora de chuva parece ser uma tarefa atribuída a Santa Escolástica, na sequência de um episódio passado com o irmão. Acho graça à expressão, mas esta coisa de atribuir obrigações aos santos ad aeternum deve ser uma preocupação, não lhes bastassem as provações vividas no mundo terreno. E nem sempre serão consideradas oportunas, penso, como aconteceu no dia em que visitei este lugar. Teria preferido não precisar de usar o chapéu de chuva. Por outro lado, a chuva e a neblina contribuíram para um certo misticismo que senti envolver a beleza natural da paisagem.

M

 


Fotos de M

(*) Na segunda de 4 semanas dos desafios do PPP. Neste mês proposto pela Margarida, baseado no Borda D´Água de Fevereiro.

2 comentários:

Anónimo disse...

O amor e a beleza do lugar.
Magníficos, os verdes e as brumas da paisagem, com mosteiro ou sem ele.
Passeio no sonho só de as ver...
B

Justine disse...

As fotografias estão excelentes, como excelente está o teu texto com "pinceladas" de ironia muito bem metidas!