quinta-feira, 26 de maio de 2022

Monte Dourado



Fotos de M

Monte Dourado é o nome que sempre lhe conheci e me encantou desde criança. Não tenho a certeza se a receita era da minha Avó Júlia, apenas me lembro que fazia parte das sobremesas preparadas pela Tia Chanel ou pela minha Mãe em dias especiais e assim se tem mantido em lugar de eleição também na minha casa. Ficou escrita à mão no livro de receitas, mas é tão fácil de cozinhar que apenas a consulto se tiver dúvidas sobre as quantidades dos ingredientes. Neste caso, nem a antiga balança é chamada ao serviço, basta usar outros utensílios. Trouxe-a aqui hoje porque representa uma época em que me recordo de ficar fascinada com aquele equilíbrio dourado difícil de conseguir entre pesos e pratos. Guardei-a durante anos como objecto decorativo, mas a falta de espaço em casa e as exigências de limpeza que ela me impunha levaram-me a preferir uma balança digital menos volumosa e mais exacta.

M

3 comentários:

Justine disse...

Objectos encantadores, a balança e o tabuleiro dos pesos, que tanto falam dos velhos tempos que permanecem na nossa memória. E o livro das receitas? Também é outro objecto a preservar e acordar recordações!

Justine disse...

Quanto ao doce, só me atrai o nome...e a fotografia, que está excelente!

Anónimo disse...

Nunca a provei mas já a vi em festazinhas várias. Tem aspecto de delícia. Um dia mandas-me a receita, prometo fazê-la e fotografar...
(A balança é, além do mais das datas, o teu símbolo, acho!

Eu recordo o bolo de mármore que a minha mãe fazia: que bom quando me deixava rapar a tigela enorme depois que juntava o chocolate.
B