terça-feira, 18 de junho de 2024

A propósito das festas de São João do Porto

 

Sobre as festas populares em honra de São João sei tão pouco, para além de serem comemoradas com especial entusiasmo no Porto, que desconhecia ser este santo não o que eu pensava ser, o apóstolo de Jesus Cristo de nome João, mas um outro. Foi ao procurar informação mais completa na internet que descobri que no dia 24 de Junho se celebra o nascimento de São João Batista. Com origem no solstício de verão, era uma festa pagã em que as pessoas festejavam a fertilidade associada à alegria das colheitas e da abundância. Mais tarde a Igreja cristianizou essa celebração pagã, atribuindo-lhe São João Batista como padroeiro. Quanto à data de início da Festa do São João do Porto não se sabe com rigor. E como sou dada a fazer associações de ideias, lembrei-me de João Batista como personagem na ópera dramática Salomé de Richard Strauss, a partir da peça em que Oscar Wilde conta a sua própria versão da história bíblica de Salomé que se apaixona perdidamente por João Baptista. Uma ópera estreada em 1905 e considerada escandalosa na época (assim como a peça de Oscar Wilde), proibida em vários países durante alguns anos, até o maestro Herbert von Karajan, em 1929, ter tido a coragem de desafiar a proibição e a ter dirigido. Ainda bem que o fez. Esta ópera merece ser ouvida e vista.

pt.wikipedia.org

https://agendaculturalporto.org/festas-de-sao-joao-2023/

https://www.youtube.com/watch?v=kInyoCPyFb0

M

Foto retirada de:

Ágora - Cultura e Desporto do Porto, E.M., é a nova designação da PortoLazer, empresa municipal que, após a sua recente alteração estatuária, passou a englobar, para além das áreas do desporto e da animação, também a cultura, até aqui na esfera da Câmara Municipal.

1 comentário:

Anónimo disse...

sempre me fascinaram as histórias da Bíblia antiga que andava lá por casa, em especial o velho testamento, verdadeiramente onírico. a par do dicionário eram os livros que mais lia...há-de haver uma folha dobrada e guardada algures com o cântico dos cânticos de salomão, o amor que muito apreciava bem cedo. mais tarde vim a saber pela minha prof de religião e moral que essa edição antiga não tinha sido "aprovada ou homologada pela santa sé.
gostei de saber mais coisas que desconhecia sobre a ópera. das pinturas que representa essa cena cruenta tenho de certeza vários quadros.
B