quarta-feira, 24 de dezembro de 2025

Natal

Foto de M

Há alguns anos, passeando por ali após um almoço de Natal, fotografei este pedaço da cidade. Olho-o de novo agora. Gosto da nitidez da imagem, do despojamento, dos ângulos, do bulício e calmaria adivinhados. No recinto da Capela de Santo Amaro, neste portal antigo um pouco degradado, visualizo as habituais figuras da família nuclear representada no Presépio: José, Maria e Jesus, acompanhados pela vaca e pelo burro. Por cima, uma estrela com rasto desenhado no céu aponta para este lugar que os acolhe. Para lá do portal-abrigo, entre o aglomerado de casas, imagino famílias que não conheço a celebrar a festa do encontro natalício com presentes e alegria. Os Outros, os desprotegidos e solitários, também lá estarão nos becos e ruas enfeitadas com delírios consumistas. Tantos são os mundos das cidades e das pessoas.

M

https://pt.wikipedia.org/wiki/Capela_de_Santo_Amaro_(Alc%C3%A2ntara

https://getlisbon.com/pt/descobrindo-pt/capela-de-santo-amaro-em-lisboa/

4 comentários:

bettips disse...

O velho portal antigo com a modernidade ao fundo, espreitando futuros.

Anónimo disse...

Por acaso ia dizer-te que me parecia um lugar conhecido (acho que até tenho fotos aí) e a tal igreja tão abandonada, com azulejos lindíssimos, sendo outra e não a que referiste no PPP. Mas só hoje confirmei a ligação. É um sítio que descobri quando andava no hotel abaixo e de que muito gostei. Aquele altinho com oliveiras encantou-me. Abçs Bettips

M. disse...

Sim, o anterior link e nome da igreja no meu texto estava errado. O segundo link que acrescentei agora mesmo é ainda mais completo. Sim, lembro-me de ver essas tuas fotografias.

Isabel disse...

Continuação de Boas Festas🎄