quarta-feira, 24 de junho de 2020

DO QUE GOSTO 11


Foto de S. (No fio da navalha)

A Tentação do Corte

Suponho que haverá quem se recoste na cadeira do barbeiro e ali desdobre vidas que serão de seguida refeitas de modo diferente pelo discurso de outros, depois de estadia breve em ouvidos alheios. Correrão no entanto alguns riscos, imagino, pois que a mão viril de quem agarra a navalha poderá eventualmente segurar, também, a tentação de cortar o mal pela raiz. Ou seja: a barba e a palavra. Dependerá da barba e da palavra, claro. Sensibilidades à flor da pele, uma embirração, uma inveja que se insinua, uma indignação que sobe ao olhar de quem escuta (ossos do ofício), cansaço de mão ou de ouvido, sabe-se lá que mais por adivinhar. Uma questão de fio: o da navalha que se presume afiada, e o das palavras que se desenrolam rápidas e aguçadas na ponta da língua do cliente, para que se não perca o fio à meada. Enquanto os movimentos circulares do pincel e do pensamento espalham espuma e tentação sobre a pele húmida onde a navalha abre carreiros de intenções desconhecidas. Mas há que ter contenção e salvaguardar a arte: que os sorrisos se colem então no espelho defronte da cadeira, enquanto a mão, agora já sem a navalha, absorve com toalha morna os restos de espuma.
O senhor que se segue
M

(2006)

5 comentários:

Anónimo disse...

É quase impossível (para mim) responder/comentar, depois de ver e ler estas coisa tão pessoais, das pessoas. Com uma graciosidade que, felizmente, me chamou a atenção e me fez conhecer os artistas das fotos com palavras dentro.
De algumas tenho uma recordação, outras não.
Acho precioso este desfilar desfiando.
Bjinhos
B

Justine disse...

Texto digno de ser usado como argumento para um thriller à boa maneira dos anos 50 do século passado! Uma delícia, a acompanhar uma fotografia sugestiva, "a pedi-las"...

Justine disse...

Ah, e esqueci-me de comentar o título da fotografia e o "piscar de olhos" ao Somerset Maugham, que tenho a certeza gostaria de ter a fotografia desta peça linda de museu na capa do seu livro!

Mónica disse...

já li o livro :))))

Mónica disse...

é bom ver a própria navalha, devia ser a imagem da capa do livro