segunda-feira, 22 de agosto de 2022

Ainda os moinhos de Gavinhos




Fotos de M.

Não voltei a Gavinhos desde 2014 mas tenho gosto em partilhar algumas fotografias que nessa altura tirei e contar como consegui ver um moinho por dentro.

Telefonei para a Câmara Municipal de Penacova para saber se era possível visitar o interior de algum dos moinhos. Deram-me o contacto do único moleiro que ainda exercia a profissão e que aceitava fazer essas visitas. Lá nos encontrámos no alto da serra, ele de motorizada, eu e a família de carro. O Rocinante de D. Quixote e o burro de Sancho Pança não estavam por ali.

Desenroladas as velas do único moinho em funcionamento, as únicas no grupo de moinhos tristemente desmembrados, entrámos no espaço exíguo e assistimos com prazer a todas as explicações que o moleiro nos dava sobre o processo de moagem dos grãos de cereais. 

Como não voltei a Gavinhos durante estes oito anos, telefonei hoje de novo para a Câmara Municipal de Penacova para saber se aquela zona continuava abandonada. Disseram-me que grande parte dos moinhos tem sido comprada por pessoas que os adaptam para habitação e que só um está em funcionamento.

M

P. S. Já depois de ter feito esta publicação, encontrei o link abaixo com informações muito interessantes sobre esta zona do país e sobre o funcionamento deste mesmo moinho. Em 2010. Alguém que esteve em Gavinhos antes da minha última visita lá.

https://meioseculodeaprendizagens.blogspot.com/2010/07/velas-ao-vento.html

 

2 comentários:

Anónimo disse...

Pelo menos alguém os estimará e não ficarão como ruínas na paisagem. Li a descrição de que mandaste a ligação. Acho sempre interessante que alguém se dedique a estes assuntos esquecidos!
B

Mónica disse...

incrível! muito bonito o que contas