quarta-feira, 23 de julho de 2025

Jogos e eixos


 
             Detalhe que mostra quatro jogadores a saltar ao eixo               

Fotos: a primeira, de M; as outras duas, retiradas do link sobre Pieter Bruegel

Poderá dizer-se que existem vários tipos de eixos: reais, imaginados, de sentido figurado, históricos (lembram-se das Potências do Eixo na Segunda Guerra Mundial?). E outros a descobrir, suponho. Nem todos servindo para lhes saltarmos por cima, como no Jogo Saltar ao Eixo, mas porque de algum modo são eixos à volta dos quais gira parte da nossa existência. Será o caso da maçã da fotografia e o que com ela se relaciona. Podemos imaginar um eixo de rotação que passa pelo seu centro e é perpendicular ao plano definido pelo tampo da mesa. Saltarmos-lhe nós por cima é que não daria bom resultado, talvez só algum gafanhoto leve se aventure na experiência. Mas recordo com prazer as crianças que povoaram em tempos esta paisagem amada e se divertiram a saltar ao eixo à medida dos seus tamanhos e perícia. Por alguma razão Pieter Bruegel, o Velho, deu valor aos jogos populares tradicionais e pintou o quadro Jogos Infantis em 1560. Os trajes usados e o ambiente em que se inspirou eram os da sua época mas o jogo continua a fazer parte de um género de divertimentos que se tem mantido com sucesso ao longo de séculos. Esperemos que não sejam completamente ostracizados pelo uso indiscriminado dos telemóveis…

https://en.wikipedia.org/wiki/Children%27s_Games_(Bruegel)

https://encyclopedia.ushmm.org/content/pt-br/article/axis-powers-in-world-war-ii

 M

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